Wednesday, January 03, 2007

É de madrugada que São Paulo vira cidade do interior

Vamos lutar por um transporte público decente e de qualidade em São Paulo. É um absurdo que a maior cidade da América Latina, com mais de dez milhões de habitantes, tenha um transporte de cidade do interior após a meia-noite.

São Paulo não tem linhas noturnas de ônibus, trem ou metrô. De 0h15 às 4h30, tudo pára. Quem pegou trânsito na estrada dia 1º, na volta do litoral, e chegou depois da meia-noite se lascou. Não havia nenhum esquema especial preparado, o que era o mínimo.

O Metrô de São Paulo pára à meia-noite, o que é um absurdo (em NY não é assim, em Londres muito menos) e depois não há sequer ônibus (as poucas linhas noturnas desaparecem aos domingos e feriados e é muita sorte pegar um busão depois de 1h).

Outro problema é a máfia que domina a "ponte rodoviária" São Paulo-Santos (Expresso Brasileiro, Ultra e Rápido Brasil). O serviço dessas empresas é porco. No dia 1º de janeiro não foi montado nenhum esquema especial para atender o público na Rodoviária de Santos e o resultado foram filas imensas e os carros extras não davam conta da demanda.

Após a chegada, sem ônibus e metrô, a rodoviária do Jabaquara virou um albergue. Crianças e idosos dormiram ao relento para esperar a chegada do Metrô e dos ônibus intermunicipais. Isso é indecente. Caos aéreo é o cacete! Alguns microônibus do sistema integrado, clandestinamente, tentavam ajudar, circulando após 1h, fazendo o batidão Jabaquara-Sé, mas eram insuficientes.

No comments: